Mobilização coletiva para combater ferrugem alaranjada da cana

23/03/10 – Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência e Tecnologia (MCT), em ação conjunta com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), irão fomentar pesquisa multiinstitucional para o contingenciamento e manejo da ferrugem alaranjada da cana de açúcar.

Pesquisadores de cinco Unidades da Embrapa e do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), além de representantes de institutos de pesquisa e universidades se reúnem na sede da Embrapa, em Brasília, de 23 a 25 de março. Em pauta, um projeto de pesquisas em rede integrada para a redução da disseminação e o controle do Pucccinia Kuehnni, patógeno causador da doença, que foi detectada no final de 2009 no interior de São Paulo.
Durante o encontro serão definidos os arranjos e ajustes ao tema de projeto, bem como os pesquisadores líderes, prazos para encaminhamento e parcerias externas. De acordo com a coordenadora de Articulação e Integração do DPD, Ana Christina Sagebin Albuquerque, espera-se a construção da proposta de um projeto que consolide a integração das parcerias e que destaque claramente os resultados a serem alcançados pelos planos de ação, assim como a inovação tecnológica implementada.
A reunião técnica tem no primeiro dia da programação apresentações de todas as instituições participantes, suas competências e possibilidades de contribuição para o projeto. Nos dois dias seguintes serão definidos os planos de ação e os responsáveis pela sua execução, além do cronograma e dos parceiros.
Participam do encontro representantes das Faculdades Adamantinensis Integradas – FAI; Instituto Agronômico – IAC; Instituto Biológico – IB; Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Estadual de Londrina – UEL. As Unidades da Embrapa que atuarão no projeto são Embrapa Agroenergia (Brasília-DF); Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS); Embrapa Meio Norte (Teresina-PI); Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE).

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros