Manejo sustentável de rebanho bovino de corte

Posted by

boiada1Isso se dá em todas as etapas da atividade produtiva, como a adubação de pastagens, silagem, manejo de fornecimento de água aos animais, irrigação de pastos, construção e uso de bebedouros, entre outros. No Prosa Rural desta semana, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Patrícia Menezes Santos e Carlos Eduardo Silva Santos falam sobre o manejo sustentável de rebanho bovino de corte, que inclui a adoção de boas práticas agropecuárias.

“No caso da pecuária, a sustentabilidade deve levar em consideração os aspectos econômico, social e ambiental. Uma das principais ferramentas para se praticar a pecuária sustentável é o planejamento, seja ele financeiro ou da atividade em si. No caso do planejamento na fazenda, existe um conjunto de tecnologias e informações que poderão ser bastante úteis ao produtor”, afirma a pesquisadora Patrícia Menezes, em entrevista concedida ao Prosa Rural.

Segundo ela, são exemplos de planejamento da atividade, a utilização de técnicas de análise de risco climático ou de orçamentação forrageira para definir as áreas de pastos intensivo e extensivo; a avaliação das necessidades ou não de produção de feno ou silagem, de se vedar uma área do pasto para utilizar durante a entressafra ou de se ter uma área de cana para alimentar os animais; entre outros aspectos a serem considerados.

“Com o planejamento bem feito, o produtor reduz o risco de degradação do pasto e todos os impactos negativos que isso tem sobre o ambiente, além de obter maior lucro”, enfatiza a pesquisadora.

Durante o programa, Carlos Eduardo Silva Santos fala sobre o programa de Boas Práticas Agropecuárias para a Produção de Gado de Corte – conjunto de normas e de procedimentos a serem observados, para tornar os sistemas de produção mais eficientes e rentáveis, além de assegurar ao mercado consumidor o fornecimento de alimentos seguros, produzidos de forma sustentável.

Saiba mais sobre o manejo sustentável de rebanho bovino de corte no Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Embrapa Pecuária Sudeste

Comentários encerrados.