Conheça as Doenças dos Caprinos: Artrite Encefalite Caprina (CAE)

2a1O que é
A CAE é uma doença infecciosa específica dos caprinos. Geralmente apresenta-se de forma crônica, caracterizando-se por um longo período de incubação e uma evolução clínica lenta e progressiva. Os animais infectados passam a ser portadores permanentes do vírus. O vírus pode estar presente em todos os líquidos biológicos do corpo.
A transmissão do vírus entre os caprinos ocorre, com maior frequência, através da ingestão do colostro e do leite de animais infectados. O contato direto entre os animais, bem como toda a forma de contato indireto com os líquidos corporais (principalmente o sangue), também são importantes meios de transmissão do vírus.
Formas de transmissão do vírus da CAE:
Transmissão direta

  • Ingestão de colostro e leite da própria mãe ou do leite misturado de várias cabras;
  • Contato direto entre os animais através dos líquidos corporais (aerossóis, saliva, etc.)

Transmissão indireta

  • Através de objetos contaminados e pelo homem: agulhas e seringas; instrumentos cirúrgicos (na castração etc.); tatuador; ferramentas em geral; ordenhadeira mecânica; tratador.

Como reconhecer
A CAE pode manifestar-se através de cinco quadros clínicos principais: artrite, encefalite, mamite, pneumonia e emagrecimento crônico. Ocorre queda acentuada na produção de leite das cabras infectadas (10-15%).image1

Como tratar
Nenhuma das formas clínicas da CAE é curável. O emprego de medicamentos, na tentativa de um tratamento sintomático dos animais infectados, contribui apenas para uma melhora clínica temporária, uma vez que não existe medicamento ou vacina que combata a doença de forma eficaz. A utilização de antibióticos para a prevenção ou combate de processos infecciosos secundários não é recomendada, tanto por razões econômicas quanto pelo fato de promover o surgimento de cepas bacterianas resistentes a estes medicamentos, em decorrência da sua utilização contínua e indiscriminada.
Como evitar
A imunização ativa dos animais através de uma vacina específica contra o vírus ainda se encontra em fase de pesquisa.
A alternativa para combater a CAE nos rebanhos consiste basicamente em evitar a transmissão do vírus. Para alcançar este objetivo, diversos países vêm adotando um conjunto de medidas preventivas para controlar a disseminação da CAE. Este conjunto de medidas é chamado de Plano de Saneamento da CAE e tem como meta a formação de rebanhos livres da doença. Esse Plano é baseado em exames sorológicos de todos os caprinos da propriedade e é acompanhado por um médico veterinário.
 
Fonte: Vallé