CEPEA LANÇA INDICADOR DIÁRIO DE ETANOL

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, iniciou nesta terça-feira (30/03)a divulgação do Indicador Diário de Preços do Etanol Hidratado ESALQ/BVMF.
A metodologia deste indicador foi elaborada com vistas a liquidar o contrato de etanol hidratado que a BVMF vai lançar.
Os Indicadores semanais e mensais de etanol também elaborados pelo Cepea continuam sendo divulgados normalmente. A exemplo desses indicadores, o Diário também é elaborado a partir da consulta a compradores, vendedores e intermediários.
O Indicador diário do etanol hidratado representa o preço do combustível posto em base de distribuidora no município de Paulínia-SP; refere-se sempre a negócios efetivos. Os valores considerados neste Indicador podem se referir a compras realizadas em diferentes estados com destino especificamente a base de distribuição em Paulínia ou em regiões de sua influência, sendo consideradas as seguintes: Guarulhos, Barueri, Santo André, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Cubatão, Ipiranga e São Paulo.
Todos os valores captados pela equipe Cepea serão uniformizados para a condição posto Paulínia. Em alguns casos, os valores relatados já incluem o frete até a base de referência (Paulínia). Naqueles em que o valor informado for Posto Veículo Usina (PVU, ou seja, a retirar na usina), o frete será estimado até Paulínia, mesmo nos casos em que o destino efetivo seja uma das bases de influência mencionadas.
Ao contrário dos Indicadores semanais CEPEA/ESALQ para o estado de SP, o Indicador diário Paulínia é calculado por média aritmética simples. No caso dos Indicadores semanais, cada preço coletado é ponderado no cálculo com base no respectivo volume de combustível a que se refere.
Outros detalhes metodológicos estão disponíveis em: www.cepea.esalq.usp.br/alcool/?id_page=615
Mais informações sobre o mercado de etanol: www.cepea.esalq.usp.br/alcool (Cepea/Esalq, 30/3/10)