06/04 – Autoridades devem examinar mercado de minério de ferro

A Associação Mundial do Aço (Worldsteel) disse hoje que está preocupada com o aumento dos preços do minério de ferro em 2010 e afirmou que existe necessidade de que as autoridades de concorrência de todo o mundo examinem o mercado. O pedido da associação ecoou os feitos esta semana por outros organismos que consomem a matéria-prima.
A Worldsteel disse que “contratos impostos” vão afetar negativamente a recuperação econômica global. “A capacidade das mineradoras de impor essa mudança, que maximiza os lucros de curto prazo delas, vem do mercado não concorrencial para minério de ferro transportado pelo mar”, afirmou o diretor da associação, Ian Christmas, lamentando um afastamento do sistema anual de negociação de preços de referência.
Segundo Christmas, o sistema de referência tem imperfeições, mas permite melhores decisões sobre investimentos de médio prazo. Vale, BHP Billiton e Rio Tinto respondem por quase 75% da produção mundial de minério. “Apenas três companhias dominam esse negócio, com a fornecedora brasileira tendo praticamente um monopólio no Atlântico e as duas anglo-australianas tendo praticamente um monopólio no Pacífico”, disse Christmas.
O diretor da Worldsteel também criticou a proposta joint venture entre a BHP e a Rio Tinto na Austrália. “Autoridades de concorrência de todo o mundo (…) precisam decidir se a natureza não competitiva desse negócio é do interesse público, dado que o aço é usado em quase todos os aspectos da economia moderna”, afirmou.
Os membros da associação produzem cerca de 85% do aço do mundo. As queixas da Worldsteel seguem-se a pedidos de investigação feitos pela Eurofer, a associação que representa as siderúrgicas europeias, e pela Associação dos Fabricantes de Automóveis da Europa (Acea) nesta semana. As informações são da Dow Jones (O Estado de S.Paulo, 6/4/10)